Palmeira Australiana - Archontophoenix alexandrae

Palmeira-real, Palmeira-australiana, Palmeira-real-australiana, Palmeira-real-da-austrália, Palmeira-seafórtia, Seafórtia Pertence ao género botânico Roystonea da família Arecaceae

Características

A palmeira australiana bastante difundida no Brasil, principalmente por suas qualidades ornamentais. De porte elegante, seu estipe geralmente é único, anelado e alcança de 15 a 20 metros de altura e cerca de 20 cm de diâmetro. As folhas são pinadas, longas, com ráquis curvada e folíolos lanceolados, rígidos, acuminados e verdes. O palmito é longo e visível, recoberto pelas bainhas foliares, de cor verde clara. A inflorescência surge logo abaixo do palmito e tem cerca de 1 m de comprimento. Ela é do tipo espádice, pendente, divida em numerosas espigas com ramificações fortes e uma espata esverdeada que se desprende da planta com o amadurecimento das flores. As flores são brancas a violáceas e atraem abelhas, principalmente arapuás. Os frutos são drupas esféricas e vermelhas, atrativas para os passarinhos. Esta palmeira é amplamente utilizada no paisagismo urbano nas grandes cidades brasileiras. Da mesma forma que outras palmeiras, a seafórtia confere uma beleza tropical a qualquer jardim ou parque, com a diferença de que cresce muito mais rápido se comparada a outras espécies. Pode ser utilizada isolada, em renques ou em grupos. Quando plantadas bem juntas em duplas ou trios, obtém-se um efeito interessante e escultural, pois as palmeiras ficam ligeiramente curvas. Atualmente, esta palmeira vem sendo cultivada também para a produção de palmito, com excelente produtividade e qualidade. Devido à facilidade de propagação, pode tornar-se invasiva nos locais onde é introduzida.

Época de frutificação e florada

Não disponível no momento

Cultivo

A muda de palmeira australiana adequada para plantio já possui no mínimo 60 centímetros de altura e o seu plantio definitivo deve ser feito em uma vala de tamanho grande com uma mistura de areia grossa e fertilizantes orgânicos ou adubo NPK 10-10-10. Para obter um excelente desenvolvimento, a palmeira imperial deve ser cultivada em local com intensa exposição ao sol, pois necessita de sol pleno em toda a sua vida.

ATENÇÃO: Esta é uma espécie exótica e invasora. Recomendamos o plantio de palmeiras nativas para evitar o desequilíbrio ambiental.

Aves mais atraídas pela planta

Os frutos são atrativos para diversas aves silvestres, em especial psitacídeos, como papagaios, araras e caturritas.

Ocorrência natural

Austrália, Oceania

Referências

Oficina do Paisagista - disponível em: Comprar árvores palmeira Acesso em 11 Mai. 2022.